fbpx

Recompensar o cão com comida é um “suborno”?

Recompensar o cão com comida é um “suborno”?

Muitos tutores acham que recompensar o cão com comida poderá viciá-los em comida.

Recipe for homemade and zero waste dog treats!

Por ler este artigo, dámos-lhe 10% de desconto na compra de 1 bilhete para a Dog Summit em Braga ( 7 de Março)! Compre aqui e insira o cupão de desconto: BLOG10.

Suborno é o que se promete a alguém, em troca de um favor. Transferindo este conceito para o treino de um animal, “suborná-lo” é mostrar-lhe um pedaço de frango cozido, para o incentivar a emitir o comportamento que desejamos, e depois dar-lho como recompensa.

Existem várias técnicas de treino, e uma delas é induzir o cão com comida – o “suborno”, que em termos técnicos se chama indução. Esta técnica é utilizada por muitas pessoas, por ser simples e relativamente rápida. Mas para ser utilizada corretamente, a comida, como “suborno”, deve desaparecer muito cedo no processo de treino.

A recompensa, por outro lado, é dada imediatamente a seguir ao cão ter respondido à pista (comando é um termo ultrapassado). A comida, como recompensa, só deve ser eliminada quando o cão tiver passado por todas as fases da aprendizagem: aquisição, fluência, generalização, e manutenção.

A treinadora Alexandra Santos explica-nos esta questão das recompensas, de forma mais pormenorizada, no livro seu livro “O meu cão e eu”. 

À Venda na:
Fnac: https://www.fnac.pt/O-Meu-Cao-e-Eu-Alexandra-Santos/a712288
Wook: https://www.wook.pt/…/o-meu-cao-e-eu-alexandra-san…/15075287
Bertrand: https://www.bertrand.pt/…/o-meu-cao-e-eu-alexandra…/15075287

Sobre a treinadora Alexandra Santos:

“Todos os cães que tocam as nossas vidas são especiais e alguns parecem ter mais sabedoria do que o homem mais sábio, tendo, ao mesmo tempo, a capacidade de se fazerem mais engraçados do que um palhaço.” 
– O meu cão e eu , Alexandra Santos.

A Alexandra Santos é autora, formadora, consultora de comportamento canino e professora universitária. A sua especialidade é a resolução de problemas de comportamento pertencendo à classe de treinadores de cães que só utilizam métodos de treino positivo.. Atualmente reside em Lisboa, Portugal.

Visite aqui a sua página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X