fbpx

A carne crua é boa para os cães?

A carne crua é boa para os cães?

O debate sobre se deve-se dar ração ou dieta BARF aos cães parece não ter fim. São muitos os que se perguntam se a carne crua é boa para eles. Alguns dizem que sim, outros afirmam que não. Qual é a verdade?

A Dieta BARF (Biologically Adequate Raw Food), ou seja, Alimentação Adequada à Biologia do Animal, é uma tendência em pleno crescimento na alimentação de cães e gatos devido aos benefícios comprovados para a saúde deles.

Afinal de contas o que há de melhor que comida natural e fresca? Há milhares de anos atrás o que comiam os cães e gatos na vida selvagem?

Os cães e gatos nem sempre foram animais de companhia, já estiveram enquadrados no que se chama “vida selvagem” caçando e comendo presas. Nesse contexto comiam carne, peixe e ovos, alguns legumes e ervas frescas. 

Anatomicamente, os seus dentes e mandíbulas estão preparados para agarrar e “rasgar” a pele e músculo e para esmagar os ossos. Os seus aparelhos digestivos são idênticos, preparados para digerir as suas presas, incluindo ossos. O seu estômago é muito ácido (com pH 1), sendo por isso capaz de digerir carne e ossos crus e de neutralizar bactérias patogénicas que seriam prejudiciais aos humanos. 

Os grãos de cereais (arroz, milho, etc) não são facilmente assimilados, sendo a gordura e a proteína as suas fontes de energia naturais. Por esses motivos tanto cães como gatos precisam e beneficiam de uma dieta à base de carne, com alimentos frescos e naturais.

Por ler este artigo, dámos-lhe 10% de desconto na compra de 1 bilhete para a Dog Summit em Braga ( 7 de Março)! Compre aqui e insira o cupão de desconto: BLOG10.

João Topete vai desmistificar este tema na Dog Summit Braga!

E porque é que alimentos crus são a melhor escolha para alimentar um cão ou um gato?

O conceito é simples: comer uma dieta minimamente processada é a dieta mais saudável para qualquer espécie. 

Para além disso, os cães têm 99,8% do DNA dos lobos. Cães e gatos evoluíram em termos de aspecto, raça e temperamento ao longo dos anos mas sendo animais carnívoros o seu sistema digestivo ainda é exatamente o mesmo que lobos e leões. Um chihuahua e um lobo têm exatamente as mesmas necessidades alimentares, apesar da sua drástica diferença de aparência e temperamento. O mesmo se aplica a um gato e um leão.

Uma dieta crua à base de carne é a única capaz de manter todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e por isso mudar um cão ou gato com um problema de saúde existente para uma dieta crua vai quase certamente produzir uma melhoria na sua saúde pois é uma dieta adequada à sua fisiologia. Mesmo nos animais de estimação saudáveis uma dieta crua provavelmente ajudará a prevenir algumas das doenças que atualmente são comuns em muitos cães e gatos. 

Mais importante, uma dieta crua de alta qualidade ajudará a promover uma vida longa, saudável e feliz para o seu animal de companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X